Pesquisar este blog

sábado, 26 de julho de 2014

Podo Dermatites em Bovinos, Manejo Preventivo e Curativo

Manejo preventivo para o controle das dermatites em rebanhos leiteiros
As dermatites (dermatite interdigital e dermatite digital contagiosa), são lesões bacterianas muito comuns em rebanhos leiteiros em todo o mundo, iniciam-se sempre como pequenas e insignificantes abrasões nas unhas, evoluem a pequenos ferimentos, que, a outras complicações como erosão de talão, abcessos de casco, flegmão interdigital e artrites interfalangeanas, que podem destinar os animais ao descarte. A prevenção baseia-se no combate às bactérias, de maneira geral, aderidas às patas dos animais.
·         Nos lotes de animais não lactentes (bezerras, novilhas e vacas secas) o controle é baseado na eliminação dos focos, que são os animais portadores de lesões podais, disseminadoras de bactérias pelo ambiente, através do tratamento imediato das lesões assim que observada. O tratamento pode ser realizado de duas maneiras: 1. Quadros iniciais: A maneira mais econômica de tratar os quadros iniciais é através de curetagem (raspagem) das lesões, no primeiro dia e coloca-los num banho pedilúvio, diariamente, por 20 minutos, até que se recupere completamente (Pedilúvio Curativo). 2. Quadros avançados: Para os quadros de lesões evolutivas recomenda-se curetagem e boa limpeza das feridas e proteção com curativos de casco. Não deixar as feridas desprotegidas, pois haverá recidiva.
·         Nos lotes de animais em lactação o controle é baseado na prevenção através da utilização do pedilúvio preventivo, diariamente, após cada ordenha, aliado, paralelamente, também, ao manejo curativo dos quadros evolutivos, como recomendado ao animais não lactentes.
Solução para os pedilúvios: Sulfato de cobre a 5% (5 kg de sulfato de cobre para cada 100 litros d’água).
Substituição das soluções:
Pedilúvio Curativo: Substituir sempre que muito suja.

Pedilúvio Preventivo: Para um rebanho de ate 100 vacas em lactação, trocar a solução uma vez por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário